Thursday, October 16, 2008

Cozidão Chinês

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, resolvi fazer para meu almoço um cozido de inspiração chinesa (de Macau né?). Aqui vai a receita conforme eu improvisei.

Ingredientes:
  • Meio repolho verde/branco.
  • Meia florestinha de brócolis.
  • 1 cebola grande.
  • 2 cenouras grandes.
  • 1 pedaço de gengibre.
  • 3 tomates maduros.
  • Meia lata de milho verde.
  • Sal a gosto.
  • Salsa desidratada a gosto.
  • Coentro a gosto.
  • Alho frito.
  • Molho de soja (shoyu).
O tomate e o milho eu só coloquei porque estavam quase apodrecendo na geladeira e eu não gosto de desperdiçar, mas os dois não têm muito a ver com o clima chinês que eu queria dar ao rango. Recomendo fazer sem eles. Ao invés disso, pode acrescentar um pimentão amarelo cortado em tirinhas bem fininhas.

O bom de fazer comida chinesa é que os ingredientes são sempre picados em cubos de 2 a 3 cm de lado, o que deixa tudo bem fácil de preparar. Lavei tudo, descasquei, piquei, e fui me preparando para cozinhar.

Para preparar o cozido, comecei como sempre começo tudo de bom na minha vida: jogando uma talagada de azeite extra-virgem no fundo do panelão. Melhor seria usar óleo de amendoim, mas não tinha. Joguei então o sal e a cebola para ir cozinhando, pois precisaria da água da cebola para cozinhar os demais ingredientes. Nessa hora também joguei o molho shoyu, para ir impregnando na cebola.

Coloquei então o repolho, o brócolis, e a cenoura. Os tomates eu corte com pele mesmo, mas tirei o miolo e as sementes. O milho foi só pra dar uma corzinha e evitar o desperdício.

Deixei tudo cozinhando por um bom tempo, com a panela fechada. Minha panela tem tampa de vidro, que permite vigiar a comida sem destampar. Fui mexendo bem para o molho shoyu misturar com os ingredientes. O mais importante dessas comidas cozidas é deixar tudo cozinhar com calma, para ficar tudo molinho e com um gosto mais ou menos parecido. Essa mistura dos sabores dos ingredientes é que é a graça do negócio.

Deixei tudo em fogo baixo por um bom tempo, até o repolho e a cenoura ficarem moles, mas antes de ficar parecendo uma sopa. Também joguei o gengibre ralado e o alho frito (daqueles que vem pronto, um monte de alhinho picado e frito, igual o que vem no arroz-de-alho). O gengibre é essencial nessa receita, assim como o shoyu, para dar um sabor verdadeiramente oriental ao prato.

No final comi do jeito que estava mesmo, porque já estava morrendo de fome. Mas esse prato iria muito bem combinado com outras coisas. Por exemplo, se tivesse um espaguete pronto na geladeira, e uns cubinhos de carne de frango ou porco, misturaria tudo no panelão e faria um belo yakisoba. Mas só os legumes, sozinhos, deram conta do recado, e encheram minha pança com saúde e alegria.

Notas para a próxima vez que eu fizer esse prato: colocar mais alho, fritas o gengibre antes de tudo, colocar mais shoyu, não colocar tomate nem milho, colocar couve-flor. Fazer com macarrão e carne refogada em cubinhos. Molho de ostra.

No comments: