Tuesday, August 11, 2009

O Dragão de Jade

Receita inventada por esse humilde escriba, improvisada em uma tarde de terça-feira e que se revelou um grande sucesso! Como eu gosto muito de comida chinesa, tenho experimentado bastante os temperos, ingredientes e modos de preparo desse universo, e agora que estou mais seguro estou começando a me aventurar em inventar gororobas novas.

O Dragão de Jade

Ingredientes:
  • 2 Bifes de lombo de porco
  • 1 cabeça de brócoli (ninja, não aquele compridão e galhudo)
  • 1 xícara de Moyashi (broto de feijão) cozido ou refogado
  • 1 xícara de Arroz branco cozido
  • Suco de limão
  • Sakê (ou vinagre)
  • Molho de pimenta vermelha
  • Pimenta do reino
  • Sal
  • Shoyu
  • Óleo de gergelim (ou canola, milho, soja, etc)

Instruções:
  1. Coloque uma panela grande com água para ferver.
  2. Esquente o arroz no fogão e jogue um pouco de sakê para molhar um pouco o arroz e dar um gostinho azedo. Se não tiver sakê, pode usar vinagre comum, ou só água mesmo.
  3. Misture o moyashi cozido ao arroz e misture bem. Deixe cozinhar em fogo baixo um pouquinho (5 minutos), desligue o fogo e deixe a panela tampada.
  4. Quando a água estiver fervendo, coloque a cabeça de brócoli inteira, com o caule virado para baixo para não desmanchar.
  5. Fatie os bifes de lombo em tirar de 1cm de largura e misture com o suco de limão. Você pode fazer isso no dia anterior e deixar marinando para amaciar a carne. Tempere também com sal e pimenta do reino.
  6. Coloque em uma frigideira um pouco de óleo de gergelim e molho de pimenta vermelha, e refogue as tirinhas de lombo. Quando o lombo perder a cor rosada e começar a ficar cinza, coloque também um pouco do shoyu.
  7. Quando o brócoli estiver cozido, pique em pedaços.
  8. Sirva o arroz com moyashi no fundo da cumbuca, depois coloque os pedaços de brócolis, e por cima as tirinhas de lombo.

Algumas dicas:
  1. Cuidado com a pimenta vermelha! Eu usei aquela maravila chamada Sriracha, mas exagerei na quantidade, porque ela é mais forte do que parece. Mas não deixe de colocar pimenta. Afinal de contas, é por isso que esse prato se chama DRAGÃO de Jade - tem que sair fogo da boca!
  2. O brócoli ninja costuma soltar muitos farelinhos verdes se não for manuseado com cuidado. Tente mexer nele o mínimo possível quando tirar da embalagem, e coloque na panela com o caule virado para baixo. Assim que ele encostar na água quente, ele vai ficar com uma cor verde maravilhosa. Esse é o jade do dragão!
  3. Quando tirar o brócoli, corte com cuidado para não despedaçar. Cada pedacinho no final tem que ficar parecendo um pequeno bonsai!
  4. Quando servir na tigelinha, tempere também com mais shoyo. Se tiver sementes de gergelim, pode misturar ao arroz que fica bem gostoso.

Acho que é isso! Dúvidas, é só mandar nos comentários. Se você experimentou esse prato, tire uma foto e mande pra gente, e diga se ficou bom!

No comments: